SOBRE

A falha na audição pode causar sérios problemas no desenvolvimento de uma criança. Estima-se que há milhões de pessoas com problemas auditivos em todo o mundo. Uma maneira de se prevenir que perdas na audição sejam maiores é realizando exames audiológicos. Sonora nasceu para auxiliar na triagem auditiva, uma maneira simples, prática e lúdica que pode ajudar a melhorar o desenvolvimento social de milhares de crianças e jovens em todo país.

50%

das perdas auditivas poderiam ser evitadas ou diminuídas se existisse identificação precoce.
(Zocoli et al., 2006)


A. M. F. Zocoli, F. C. Riechel, B. S. Zeigelboim, and J. M. Marques. Audição: abordagem do pediatra acerca dessa temática. Rev. bras. otorrinolaringol, 72(5):617–623, 2006.

“ Problemas auditivos não causam risco a vida das pessoas, os recursos para seu diagnóstico são escassos e os aparelhos para realização dos exames não são de fácil acesso à todos que precisam. “
(Figueira et al., 2014)


GATTO, C. I.; TOCHETTO, T. M. Deficiência auditiva infantil implicações e soluções. Revista CEFAC, scielo, v. 9, p. 110 – 115, 03 2007. ISSN 1516-1846.

O PROBLEMA

Em 2010, foi sancionada uma lei federa l (nº 12.303) que torna obrigatório o "teste da orelhinha'' (teste realizado em recém-nascidos para diagnóstico de perda auditiva) em todo território brasileiro. Porém, ainda assim os testes não são realizados em todos hospitais devido ao alto custo de seus aparelhos. Como os problemas auditivos não causam risco a vida das pessoas, os recursos para seu diagnóstico são escassos e os aparelhos para realização dos exames não são de fácil acesso a todos que precisam.

Cerca de 50% das perdas auditivas poderiam ser evitadas ou suas sequelas diminuídas, se existissem processos de identificação para diagnóstico e reabilitação precoce. Uma maneira de se obter um diagnóstico precoce seria realizar um procedimento de triagem auditiva.

Foto: Vinicius Queiroz, Prof. Ronie Galeano, Hélida Rei, Rafael Pancione, Prof. Anderson Vietro e Mateus Pedrozo.

EVENTOS

No dia 13 de setembro de 2019 aconteceu a VII Feira de Ideias da UTFPR Campus Apucarana onde tivemos presença marcada com o projeto. Participamos de oficinas, passamos por avaliações e o projeto ficou disponível durante todo o dia para que toda comunidade acadêmica pudesse conhecer. Ao final da feira aconteceu uma premiação para os 3 melhores projetos que englobavam diversos fatores como mercado, inovação e viabilidade. Para nossa surpresa fomos contemplados com o 1º lugar. A todos os envolvidos a equipe do Projeto Sonora agradece, muito obrigado.

O programa Tribuna da Massa - Maringá e Região exibiu no dia 25/10/2019 uma pequena matéria apresentando o projeto Sonora e complementando ainda com o ponto de vista de uma especialista na área sobre a importância em se obter um diagnóstico precoce auditivo.

Apoio:

logo-sinapse

" Completamente apaixonada no gráfico, em cada detalhe. "

Lavínia

" Pessoal, que jogo fantástico!! Muito bacana, de verdade! Parabéns! "

Jéssika

" Achei Incrível! "

Vanessa

cactus

CONTATO

Sonora é um dos 100 projetos selecionados no Sinapse da Inovação Paraná. Foram mais de 1800 ideias submetidas para o programa, passando pelas etapas de idealização, empreendimento e fomento. Gostou da ideia, sugestões, críticas ou parcerias, entre em contato conosco.